top of page

Como e porque começar a prática do Surfe

Atualizado: 20 de mai. de 2025






O Surf é um esporte cada dia mais popular, devido aos seus vários benefícios, que vão desde a saúde física e mental, ao prazer de fazer parte de uma “tribo” diferenciada, que ama viver em contato com a Natureza e com pessoas de espírito jovem, que fazem de suas vidas uma aventura incrível. O Surf é adrenalina pura; é saúde; é estilo de vida. Surf não é moda, é viver num eterno abraço com a Natureza.

Mas é preciso começar. E uma coisa é certa, todos podem praticar, é só começar bem!

E para dar início a essa aventura que transforma a vida das pessoas de uma forma inigualável, é preciso começar com pranchas próprias, para que desde o início sinta-se a sensação empolgante desse esporte, praticado nos quatro cantos do mundo.

O ideal é surfar as primeiras ondas com as chamadas Pranchas Soft, que tem como característica serem laminadas em sua parte exterior com materiais macios. Dependendo do método de fabricação, o Deck é laminado em Skin Soft e Botton laminado, diferentes das pranchas de fibra de vidro.

E porque começar com esses tipos de prancha? Porque assim como na vida e nos outros esportes, o Surf também exige percorrer etapas, principalmente quando se almeja resultados, para a vida como estilo a seguir ou, mesmo, para se buscar metas profissionais destacadas.







As Pranchas Soft, em razão das suas características construtivas peculiares, apresentam ótima flutuação e considerável estabilidade, refletindo em remadas rápidas para se colocar em posição de iniciar as manobras espetaculares que aos poucos o surfista iniciante vai desenvolvendo.

Mas, tudo que é novo, suscita dúvidas. Aí, no começo, aparecem as primeiras indagações sobre qual prancha é ideal, no que diz respeito ao tamanho. Pela nossa experiência, entendemos que de um modo geral, para iniciantes, a prancha quanto maior melhor, mas isso não quer dizer que todos devam iniciar numa longboard. Essas, por sua estrutura alongada e por serem mais larga, permitem maior estabilidade, ainda que sejam menos velozes. São ótimas para adultos e adolescentes com complexão física mais pesada e maior altura.


Mas isso pode ser relativo. Mesmo adultos ou adolescentes com peso e altura acima da média, podem muito bem começar com uma Prancha Soft 7’0 ou 7’5, principalmente se já praticam outros esportes como por exemplo skate, ciclismo, corrida, futebol, enfim, todos os esportes que exigem movimentação corporal e força.

Quanto as crianças, como se sabe a educação por meio do esporte é indispensável, é um legado inestimável que vai carregar para a vida toda. O fato é que o esporte iniciado na natureza, feito como uma atividade de diversão, sem compromissos iniciais de treinos e horários, é o estopim ideal para se incorporar o ingrediente paixão. Os nossos campeões de surf, de futebol e outras modalidades que o digam.


Para as crianças com idade até nove anos, o ideal para começar no Surf são as Pranchas Soft 4’11, 5’11, 5’7 e a 6’0. Logicamente que a medida que o tempo passa, chega a adolescência e a fase adulta, e as preferências dos surfistas vão aparecendo, manifestando-se ao natural a opção por continuar o caminho das ondas com pranchas com tamanho e modelo que for de sua preferência, sejam grandes ou pequenas.

Observa-se que no início, em qualquer faixa etária, a principal necessidade é não se machucar, situação que ocorre muito com as pranchas de fibras e que, inclusive, faz com que muitos desistam logo no início. À medida que ocorrem acidentes, mesmo que sejam sem lesões, é normal que as pessoas se sintam desestimuladas. Com as pranchas Soft, de superfície macio, os riscos são muito menores, o que faz influenciar na persistência do praticante, que passa a ver nas brincadeiras iniciais sobre as ondas a possibilidade de primeiro ficar em pé, depois ficar cada vez mais tempo em pé, para em seguida não parar mais de fazer manobras. Aí ninguém mais segura o "Moleque", o encanto do Surf apodera-se de uma tal forma do ser humano, que passa a ser a sua própria vida - e que vida! -, junto à Natureza praticando um esporte de ponta, com campeonatos mundiais ao redor do Planeta, que hoje também tem o status de Esporte Olímpico. É pouco?



Comentários


bottom of page